Desfile Tropical Fitness!


Na última segunda-feira, Fernanda Ferrugem desfilou sua coleção de alto-verão para 2010 no badalado Brasília Fashion Festival. A estilista, que já participa do evento desde a primeira edição, apresentou seu Tropical Fitness, desfile inspirado nos esportes olímpicos e no tropicalismo.

No backstage o clima não poderia ser mais apropriado ao tema da coleção. Como todo bom desfile, teve muita correria na troca de roupas. O corre-corre só serviu para deixar os modelos mais preparados para a adrenalina do desfile. Durante as duas horas de espera para a passarela, os looks foram e vieram na escolha de qual modelo teria o corpo mais adequado para cada peça. No fim das contas, alguns pequenos ajustes aqui e ali e até inovações nos acessórios, como os cadarços improvisados em botas e um par de sapatos emprestado de última hora.

Ainda assim, nada que tirasse o conceito definido por Fernanda. “Modéstia à parte, essa foi a primeira vez que eu não consegui encontrar um único defeito no desfile”, orgulhou-se a estilista logo depois da apresentação.


O tema Tropical Fitness já perambulava a mente de Fernanda há pelo menos seis meses, mas a parte prática da montagem do desfile começou a ser feita há 20 dias.

Nessas pouco mais de duas semanas o ateliê no Espaço Ferrugem ficou movimentado e o trabalho foi intenso. Além da ajuda de amigos, a estilista contou com a constante mãozinha da mãe e com o trabalho de sua equipe de apenas duas costureiras e uma assistente. “Apesar do stress, o resultado valeu a pena. Por mim eu vivia de desfiles. Acho a melhor parte”, divertiu-se Ferrugem logo depois do desfile.

O que pôde ser conferido nas passarelas foi um trabalho que reflete a personalidade da própria estilista. Alegre e agitado, o desfile teve no total 21 looks, todos com o conceito Tropical Fitness. O que é isso? A estilista explica: “A ideia é a de uma vida saudável, mas sem radicalismos. Uma roupa que possa ser usada para praticar esportes, mas também para sair. Pensei em alguém de bem com a vida e de bem com o corpo, que gosta de curtir tudo que existe de bom”.

Para atingir esse conceito de roupas com mobilidade e beleza, Fernanda inspirou-se em esportes olímpicos como a natação, o vôlei e o judô, além do tropicalismo, para trazer também certa brasilidade ao tema. Foram looks de moda urbana confortável, com faixas de ginástica na testa, toucas de natação, mini shorts, tênis, capuzes, leggings, faixas de judô na cintura, tops de biquínis por baixo da roupa e mochilas de academia.



Além disso, dividiram espaço com as peças fitness, saias de cinturas alta, vestidos de alfaiataria e estamparias multicoloridas e tropicais. Tudo ajustável e confortável para transmitir essa visão de mobilidade esportiva e urbana ao mesmo tempo.

A cartela de cores foi bastante sóbria, com preto, branco, verde, amarelo, azul, laranja e roxo. Os materiais usados para compor a modelagem bem fitness foram o telado, o tactel e a viscose, aliados a tecidos mais práticos, como a malha, o cetim e o algodão. A maquiagem, assinada por Chez Marie, foi simples, com pele quase nada, batom nude e foco nos olhos delineados em azul neon. Os cabelos foram os mais naturais e rebeldes possíveis, para dar um ar de logo depois da academia. Finalmente, a trilha sonora do desfile, criada pelo DJ Hugo Siqueira, foi um remix do cover da banda belga The Glimmers para a música Physical, de Olivia Newton John.

As carteiras e as estampas digitais de tucanos, grandes destaques da coleção, foram criadas com exclusividade pela artista plástica Luwa (Luciana Wanderley), amiga da estilista há cinco anos e parceira de trabalho inclusive no Espaço Ferrugem, onde algumas peças servem de decoração.

LuWa é brasiliense e completa 10 anos de carreira em 2009, assim como Fernanda. Seu trabalho é marcado pelas cores fortes e vibrantes, traços livres e estilo marcante. LuWa lançou no BFF sua linha de carteiras pintadas a mão.

A coleção Tropical Fitness da marca Ferrugem estará no Espaço de mesmo nome em aproximadamente um mês. Algumas mudanças serão feitas para as peças se tornarem comerciais, mas nada que modifique a idéia do desfile. “Vou, por exemplo, esticar um short que está curto demais”, esclarece Fernanda.

Por Taís Meireles

Fotos: Fabrício Prado


Nenhum comentário:

Postar um comentário